6 benefícios das sopas e receitas incríveis para você fazer nesse inverno

 

Chegou o frio e bateu aquela vontade imensa de comer fondue e outras delícias de inverno? Existe um caminho fácil, gostoso e muito nutritivo para comer saudável e ainda matar a vontade substituindo alguns lanchinhos pelas sopas! 

As sopas não são só a cara da estação, como também trazem uma pitada de amor, cuidado e afeto caseiro. Inúmeras são as receitas de família e a infinidade de ingredientes que podem ser usados, de acordo com cada paladar e dieta restritiva. Mas você sabe no que mais elas auxiliam? 

 

Conheça seus benefícios

 

1. Hidrata

Quando o calor diminui, nossa tendência é também diminuir o consumo de água, por isso a sopa supre tanto uma necessidade por comida quanto por líquidos, além de ser fonte de vitaminas e minerais.

2. Fornece as fibras necessárias

Uma sopa enriquecida com vegetais, temperos verdes, legumes e folhas é rica em fibras e auxilia no funcionamento do metabolismo. É importante ressaltar a diferença de cremes e sopas, pela sopa conter pedaços de alimentos inteiros, as fibras desses alimentos não se perdem, o que acontece no creme batido. 

3. É uma ótima fonte de nutrientes

Embora muitos achem que “sopa não é janta”, ela serve sim como uma refeição, pois é muito nutritiva dependendo da quantidade de ingredientes, proteínas, legumes e verduras que você colocar. 

4. Aumenta a saciedade

As fibras presentes nas sopas não só servem para melhorar o metabolismo como também ajudam a aumentar a saciedade, nutrindo o corpo por mais tempo e matando a fome de forma gostosa e quentinha!

5. Propicia digestão mais rápida

Por possuírem poucas gorduras, alto teor em líquido e minerais, as sopas propiciam digestão mais rápida do que outras comidas convencionais, fazendo com que, normalmente na maioria dos casos, o metabolismo acelere. É uma ótima opção para refeições noturnas, principalmente para quem sofre de transtornos como azia e refluxo. 

6. Possui poucas calorias

Claro que tudo depende dos ingredientes da sua receita, mas geralmente as sopas são leves e pouco calóricas. Tome cuidado com a quantidade de óleo, sais, queijo e gorduras nas proteínas para não transformar sua sopa “saudável” em um fondue de inverno. 

 

Além de todos esses benefícios, as sopas são muito flexíveis, podendo ser adaptada às suas necessidades e objetivos mais específicos.

Confira o e-book de nossa nutricionista Gismari Bertoncello para descobrir receitas incríveis de sopas, cremes e paparicos aqui!