beach tennis

De tempos em tempo, sempre aparece algo que encanta a população, certo? No mundo dos esportes, o skate dominou as pistas (com a vitória brasileira nas olimpíadas) e o Beach Tennis as quadras: ou melhor, a areias! 

Divertido, interessante e excelente para o condicionamento físico, o Beach Tennis conquista cada dia mais jogadores, trazendo o esporte como um dos mais procurados atualmente. 

Por isso, neste post você conhecerá mais sobre o esporte, como ele conquista mais jogadores diariamente e como jogar! Boa leitura. 

O que é Beach Tennis? 

Esporte que nasceu da fusão do Voleibol de praia, tênis e badminton, o Beach Tennis é um esporte de areia geralmente jogado entre duplas, com regras próximas às do Tênis tradicional. 

Criado em Ravenna, província italiana, a modalidade nascida na década de 80 chegou forte no Brasil a partir de 2008, tomando conta do Rio de Janeiro e outras cidades litorâneas em todo o país. 

Inclusive, o primeiro campeonato oficial de Beach Tennis foi em Florianópolis no ano de 2010, berço da Gym Club Floripa! Popular, o Brasil já é um dos países que fazem sucesso no esporte. 

Alguns dos nossos títulos, são: 

  • Copa das Nações em Aruba (2010);
  • Mundial por Equipes (2013); 
  • Campeonato Sul-Americano (2014); 
  • Campeonato Pan-Americano (de 2014 até 2017);
  • Outros ao redor do mundo! 

Peculiaridades do Beach Tennis

Como mencionamos, o Beach Tennis é uma modalidade que mescla 3 outros esportes: 

  • Vôlei de Praia;
  • Tênis;
  • Badminton.

Isso acontece porque ele é um esporte de praia, utiliza uma rede alta com média oficial de 1,70 de altura (diferente do tênis tradicional) e é jogado com uma raquete e bolinha macia, no estilo badminton. 

Vale lembrar: diferente do badminton que utiliza uma peteca, o Beach Tennis é jogado com bolinhas de tênis – em uma versão mais leve. Mesmo assim, ele ainda é jogado como as posições do badminton, se assemelhando mais ao voleibol. 

Assim, o objetivo é simples: pontuar derrubando a bola na quadra adversária, jogando em um único passe a bola por cima da rede e fazendo-a tocar o chão. 

Mais que isso, diferente do tênis e do badminton, a raquete do Beach Tennis não é feita de grade: mas sim fechada, geralmente produzida com grafite, carbono e kevlar (fibra sintética), permitindo que a raquete seja resistente, leve e tenha grande durabilidade. 

Além disso, suas medidas também variam, sendo adaptadas para cada jogador:

  • Com base maior, elas exigem mais habilidade e alcançam mais longe; 
  • Com base menor, elas ganham mais estabilidade e precisão. 

Tudo depende do interesse do jogador, mas é importante entender as diferenças para fazer as escolhas corretas na hora de adquirir a sua! 

Regras e como jogar 

Para jogar não tem muito segredo se você está familiarizado com os outros esportes que já falamos por aqui. Mesmo assim, é bom conhecer as regras do Beach Tennis antes de começar a competir. 

Quadra e número de jogadores

Comumente jogado de duplas, o Beach Tennis também pode ser um contra um. As medidas oficiais das quadras, respectivamente, são: 

  • 16×8 metros para os jogos realizados em duplas;
  • 16×5 metros para os jogos individuais (1×1). 

Início da partida, proibições e vitória

Assim como os demais esportes, a partida sempre se inicia com o saque, também conhecido como “Service”. 

Diferente do tênis, o saque possui apenas uma chance de acerto, assim como no vôlei. Além disso, o saque precisa ser atrás da linha de fundo, independente da posição. 

Com a bola em jogo, existem algumas ações proibidas que dão ponto aos adversários. Entre elas, estão: 

  • Tocar a rede com as mãos ou raquete; 
  • Invadir a quadra adversária de qualquer forma; 
  • Saltar durante o saque; 
  • Dar múltiplos toques na bola. 

Enquanto isso, para vencer, o jogador ou dupla que atingir a pontuação máxima, ganha. 

Para a contagem, o Beach Tennis segue o modelo do tênis, com pontos contados da seguinte forma: 

  • ponto 1 – 15;
  • ponto 2 – 30;
  • ponto 3- 40;
  • ponto de vantagem em caso de empate no 40: diferente do tênis, o próximo ponto já conta a vitória do set, não dá o ponto “advanced”. 

Desta forma, quem ganhar mais sets, ganha a partida! Geralmente, os jogos individuais possuem 6 rodadas, enquanto os em duplas 9 rodadas. 

No caso de empates, o tie-break é definido quando existir a pontuação de 7 com diferença de 2 pontos do time adversário. 

O que é necessário para jogar? 

Na lista de itens para o Beach Tennis, estão itens essenciais para o esporte, assim como itens recomendados para cada jogo. Confira as duas listas a seguir: 

Essenciais

Nesta lista estão os itens obrigatórios para todas as partidas. São eles: 

  1. Raquete de Beach Tennis, não sendo permitido o uso de nenhum outro modelo; 
  2. Bolinha de tênis de praia ou especial de Beach Tennis (a de tênis tradicional não é recomendado devido ao peso); 
  3. Rede com 1,70 de altura (média oficial), podendo ser mais alta; 
  4. Campo de areia com demarcação correta para cada tipo de partida (individual ou duplas). 

Recomendados

Alguns itens são recomendados para jogar Beach Tennis, seja profissionalmente ou apenas por esporte. Nessa lista, estão: 

  1. Protetor solar, já que o é um esporte litorâneo ou protetor solar com cor, que protege também de “luzes visíveis”, quando jogado em quadras especializadas com iluminação artificial como as da Gym Club);
  2. Roupas leves, facilitando a movimentação nas quadra, contendo melhor a transpiração e mais; 
  3. Óculos escuros para melhorar a visibilidade da bola e da quadra adversária; 

Onde jogar 

Além de ser comum nas áreas litorâneas de todo o país, o Beach Tennis também pode ser jogado em quadras especializadas em espaços privados.

Este é o caso da Gym Club Floripa, que criou um complexo de quadras de Beach Tennis, cobertas e com iluminação que simula a luz solar, permitindo que a experiência do esporte aconteça mesmo em dias chuvosos! 

Quer conhecer? Converse com nossa equipe e saiba como agendar um horário, conheça nossos planos especiais para Beach Tennis e faça parte dos brasileiros que amam este esporte! 

Na Gym Club Floripa você e seus amigos fazem aulas com auxílio profissional para ajudar no esporte, ensinar as principais técnicas e muito mais. 

Clique aqui para falar com o time especializado da Gym!